Ontem de manhã meu coração se desolou com uma notícia: o falecimento de uma colega de trabalho que foi morta a tiros quando saía de casa para o trabalho. O principal suspeito é seu ex-marido, que não aceitava o fim do casamento.

Essa notícia me entristeceu profundamente. Primeiro, porque era uma pessoa querida. Segundo, pelo fato dessa moça trabalhar na área de combate à violência contra a mulher e ser justamente, vítima dela.

A polícia ainda está apurando se realmente o mandante do crime é o seu marido. Mas a questão aqui, independente desse caso específico, são os relacionamentos não-saudáveis.

Meu professor de antropologia dizia algo do qual sempre me lembro:

As pessoas dão sinais de quem elas realmente são o tempo inteiro. Elas podem tentar disfarçar, mas mesmo o mais bonito disfarce revela falhas profundas de sua personalidade. Basta ficar atento e você as verá.

Então, mulher, fique atenta aos sinais. Se no namoro, em uma discussão ele fica nervoso além do normal, quebra objetos, dá socos na parede ou no carro, quem te garante que no casamento ele não baterá em você? Se ele não dá valor a própria família, desrespeita a mãe e não tem apego nenhum por ninguém, por quê você acha que ele te valorizará? Ele te xinga, te chama dos mais baixos nomes, te humilha e só diz palavras que diminuem sua auto-estima? Tome cuidado!

Ele não precisa efetivamente te bater para ser um agressor. Sabe aquele cara que não respeita seus sentimentos, suas falas e suas posições? Aquele cara cuja opinião dele está sempre certa e a sua é sempre a errada? Que qualquer errinho que você comete, te joga na cara o quanto você é “burra”? Que não te apresenta para os amigos e familiares por vergonha de você? Que é super grosso o tempo inteiro e fala que esse é o jeito dele de ser? Que quer que você pague tudo e o banque nos seus caprichos pessoais? Então, esse cara não é pra você!

Eu sei que você sabe que esse homem não te faz bem. Eu sei que o que você queria mesmo era um homem melhor, que te amasse desse seu jeitinho mesmo e fosse gentil e romântico. E eu só queria te dizer que você não merece isso, que existem caras legais, respeitosos e que vão te fazer sentir amada e querida como você nunca se sentiu.

Quero te dizer que Deus não te criou para um relacionamento podre e corrompido. Você foi criada para ter plenitude de vida e para ter um relacionamento que caminhe para refletir o amor de Deus com a sua igreja nessa terra. E esse amor de Deus é imenso e lindo de experimentar!

Não seja boba! Se você está em um namoro com esse tipo de homem, termine! Corra! Fuja dele. Hoje.

Seja forte e corajosa e vá viver o melhor de Deus para você. Evite dores, sofrimentos desnecessários e tragédias no futuro. Não tenha medo de ficar sozinha e não arrumar ninguém. Deus tem o melhor marido para você. Acredite nisso e espere por aquele que te amará com laços de ternura e gentileza. Esse é o verdadeiro homem e o nosso Pai, que cuida de todos os detalhes e se alegra em realizar os desejos do nosso coração, o trará para você.

Durante esse tempo de espera, cuide desse jardim. Não deixe entrar pessoas que não merecem entrar. Antes de se envolver, busque informações. Saia com ele várias vezes com diferentes públicos e veja como ele trata a família, os amigos, o garçom, o funcionário do prédio, o porteiro… Observe a reação dele no trânsito quando alguém lhe der uma fechada e o que ele fala quando algo sai totalmente do controle. Vá com calma, devagar, sem pressa. Deixe ele conquistar sua confiança e lhe mostrar que é digno de ter sua companhia.

Não mendigue amor por aí. Jesus pagou um preço caro por você. E Ele só te dividirá com alguém que realmente entenda o que é amor e te ame como Ele te ama. Espere no Senhor, guarde o seu coração e Ele virá ao seu favor.