Ontem, nos minutos finais da aula, eu pedi aos meus alunos que fizessem uma atividade para o dia dos pais, comemorado no Brasil no segundo domingo de agosto. Eu já sabia que alguns dos alunos poderiam não morar ou ter contato nenhum com seus pais e já tinha preparado uma atividade paralela para esses casos. O que eu não sabia era do que eles me contariam em sala de aula.

Um dos alunos tocou no assunto de paternidade logo no início da aula. Eu lhe perguntei qual era o seu propósito em estudar inglês. Ele me disse:

Quero aprender inglês para viajar por vários lugares e encontrar o meu pai. Da última vez que ele ligou, ele me disse que já não tinha mais contato com a língua portuguesa e estava esquecendo as palavras. Por isso preciso aprender a falar inglês.

Em outro momento, ele falou:

Eu só acredito em fatos agora. Estou rodeado de mentiras. Ainda bem que minha mãe me colocou na terapia.

Em outra aula, uma das minhas alunas disse que não vivia com o seu pai e seu tio era o seu exemplo em casa.

Eu sai daquela aula com o coração partido. Partido pela situação daquelas crianças, partido pela ausência dos pais nos lares e por tantas outras crianças que não poderão abraçar seus papais e declarar que os amam do fundo dos seus corações. Essas crianças não almoçarão em família, não farão os lindos desenhos, nem dirão aos outros que seu pai é um herói.  Não terão figura de paternidade para se espelharem. Talvez achem alguma por aí. No padrasto que abusa de suas mães, no chefão do tráfico que as aliciam, no funkeiro que está ganhando rios de dinheiro com sua música, no tio que não faz nada da vida, mas pelo menos dá um pouquinho de atenção ou em qualquer outro homem que disponibilize um pouquinho do seu tempo para ouvi-las.

Uma pesquisa recente indicou que 2 em cada 3 adolescentes presos em São Paulo não tem a presença do pai dentro de casa ou não possuem nenhum contato com ele. Mas que falta que um pai faz, hein! Que falta um abraço especial, a presença, o amor e o carinho de um pai faz. Pai cura feridas, endireita nosso caminho e enraiga valores essenciais para o amadurecimento de um bom cidadão.

Ah papais, vocês têm nas mãos o poder de transformação da sociedade!

Esse texto não pode servir só para parabenizar vocês. O meu coração está partido demais para comemorações. Preciso te fazer um apelo!

Por favor, sejam os melhores pais do mundo para nossas crianças! É mais que uma questão de amor, é questão de necessidade. Nós precisamos de vocês! Nosso futuro está em grande parte em suas mãos!  Sejam presentes, ativos, firmes, ao mesmo tempo brincalhões, bem humorados, amigos… Vocês sabem fazer isso tão bem! Assumam suas responsabilidades e tarefas. Assumam suas mulheres! Não as abandone como se o filho fosse só dela! Ele é seu também e precisa tanto de você e dos seus cuidados!

Por favor, papais, não nos deixem aos nossos meros prazeres. Não nos deixe fazermos o  que quisermos. Nos ensine sobre limites. Sobre esforços. Conte-nos suas histórias de superação, além das histórias de ninar. Ouça nossas histórias também e tente puxá-las de nós, mesmo quando não quisermos contar. Fale-nos sobre coisas boas e nos ensine o valor do respeito, do amor e do bem ao próximo. Seja o nosso exemplo! Exemplo de liderança, de planejamento familiar, de administração do lar, de generosidade e compreensão. Trate a mamãe como uma princesa e nos ensine o significado de aliança e compromisso. Nas discordâncias, nos ensine a importância do diálogo. Conte-nos sobre Deus, como Ele é, das suas experiências pessoais e nos ajude a chegar até Ele. Mostre-nos o caminho e caminhe conosco também.

Ah, papais. Vocês querem um novo Brasil? Uma política limpa, uma economia forte, um povo honesto? Comece dentro do lar. Seja o melhor exemplo que puderem ser, porque é a família a primeira e principal encubadora para o nosso desenvolvimento moral, intelectual, emocional, social e espiritual.É a família que nos dará as bases e raízes necessárias da virtude e dos bons valores. A transformação começa na família e vocês, papais, são os protagonistas dela!

Nós amamos vocês e confiamos que vocês farão um bom trabalho! Feliz Dia dos Pais.