Em setembro do ano passado, 2015, aconteceu a nona edição do Congresso Mundial de Famílias, em Salt Lake City, EUA, o maior encontro do mundo no que tange à discussão de assuntos como a família, o casamento, a educação e o direito à vida.

O evento contou com a presença de líderes importantes como Lila Rose de Live Action, O Dr. Brad Wilcox da Universidade da Virginia, Dra. Jennifer Morse, Dra. Alveda King, sobrinha de Martin Luther King Jr., Dr. Charmaine Yoest, do Americans United For Life, Dra. Miriam Grossman, Cathy Ruse, Austin Ruse e Susan Yoshihara do C-FAM, dentre muitos outros.

Hoje, dia 15 de maio se inicia a décima edição do Congresso, desta vez realizado em Tbilisi, capital da Geórgia. A data foi escolhida por englobar o dia 15 de maio, no qual é celebrado o Dia Internacional das Famílias!

O dia foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1993, com a resolução A/RES/47/237 e reflete a importância que a comunidade internacional atribui à família.

A Resolução da ONU reconhece que a família é o pleno reflexo dos pontos mais fortes e das fraquezas do desenvolvimento social e do bem-estar de uma comunidade.

A Constituição da República do Brasil, no seu art. 226, também reconhece que a família é a base da sociedade. Ela é o mais poderoso sistema humano e econômico.

A importância da família se dá em muitos aspectos, vejamos alguns:

  • Aspecto de identidade: É  no ambiente familiar que conhecemos nossos primeiros valores e recebemos as primeiras regras sociais. Aprendemos a perceber o mundo, damos início a nossa identidade e somos introduzidos no processo de socialização.  É no seio familiar que o caráter e a identidade do indivíduo são formados. A educação familiar contribui muito para os comportamentos futuros do indivíduo na sociedade.
  • Aspecto social:  Estudos tem associado o bom relacionamento familiar como a principal arma de combate às drogas e aos problemas emocionais que acometem os adolescentes e os jovens. Além disso, o crime violento é muito menor em Estados com maior número de pais casados. Em média, a taxa de crimes violentos é 343 crimes por 100.000 habitantes em Estados com o maior número de pais casados, em comparação com uma taxa média de 563 crimes por 100.000 nos Estados em que essa taxa de casamentos é menor.
  • Aspecto econômico: No livro “Strong Families, Prosperous States”, Brad Wilcox, Joseph Price, and Robert Lerman afirmam que Estados com a maior proporção de  pais casados estão em melhor situação do que os estados com menor proporção. A proporção de pais casados em um Estado é um indicador superior para os resultados econômicos. A porcentagem de pais casados, observam os pesquisadores, “geralmente é um forte preditor de mobilidade econômica, a pobreza infantil, e renda familiar média … que são as composições educacionais, raciais e etárias dos Estados.”

É na família que a próxima geração encontra cuidado e sustento; é no seio dela que o ser humano entende o real significado de responsabilidade e comprometimento; é na família que a população se renova, a espécie não se extingue e o a força de trabalho se renova. É na família que são nutridos os mais profundos conceitos de identidade, caráter, moralidade e eticidade.

Uma família forte é imbatível. Famílias fortes geram cidadãos conscientes que gerarão outras famílias fortes. Famílias fortes constroem economias fortes, que constroem sistemas fortes e Estados-fortaleza.

A família é elemento vital para qualquer Estado e por isso, qualquer tentativa de ataque contra ela não pode prevalecer. Um brinde ao mais forte e mais antigo sistema do mundo. Um brinde à família!

Se você quiser saber mais sobre esses temas e sobre o IX Congresso Mundial de Família, visite o canal e veja as diversas palestras disponíveis de forma gratuita no Youtube, clicando aqui.