Lidar com as diferenças em um debate não é sempre fácil, mas essencial para o bom andamento das discussões.

Por sermos diferentes, pensamos diferentes. Discutir, debater, argumentar, contra-argumentar e indagar são passos naturais da arte do discurso e do diálogo. É natural também haver falas mais inflamadas que as outras, tons de voz mais agudos que outros (ou super mais graves), posições mais firmes e fundamentações mais sólidas que outras.

Para todas elas é preciso uma coisa: RESPEITO.

E respeito é algo que a gente tem perdido ultimamente. Não se respeita o outro, não se tolera mais ninguém.

Por favor, não me entenda mal. Respeitar não é sinônimo de aceitação do discurso alheio! Podemos discordar com tudo que a pessoa falar, mas devemos lhe garantir os meios adequados para que manifeste sua opinião.

Em termos práticos, significa dizer que não se exclui amigos porque eles gostam de políticos que você não gosta. Não se cospe em pessoas, criando razões para algo irrazoável. Não se xinga a mulher do outro, por ele ser o candidato concorrente.  Não se distribui adjetivos como fascista, em pessoas que expõem um ponto de vista com firmeza, mesmo que totalmente contrário ao seu. Não se faz comentários sobre a intimidade pessoal do outro. Não atribui xingamentos ao outro como homofóbico, porque ele não apoia práticas sexuais que você apoia.

Sem bases de vingança, sem desculpas esfarrapadas, sem vitimizações, sem revidações por meios impróprios. Se houve desrespeito da parte alheia, há meios legais para resolver a questão: a plataforma política não é escudo para o seu desrespeito, nem o púlpito, nem o trio elétrico, nem seu programa na televisão, um vídeo que você produziu, nem a sua página pessoal nas redes sociais. Todo ato externado violador de direitos será acompanhado de sua devida consequência.

Respeito para todos! Para todas as classes, todas as cores, todas as nacionalidades, todas as posições político-partidárias. Respeito para os que são totalmente contrários à minha opinião e respeito aos que seguem a mesma linha do meu pensamento. Respeito sem distinção, sem ofensas pessoais, sem fotos no facebook de momentos constrangedores, sem exclusões por escolhas de foro íntimo.  Mais respeito, mais limites e mais democracia madura por favor!