Dos dias 13 a 24 de março, aconteceu na sede das Nações Unidas em Nova York a CSW (Comissão do Status da Mulher), que visa discutir temas importantes sobre o papel e os direitos das mulheres ao redor do mundo.
Em um dos eventos o tema girava em torno da discussão do tráfico sexual de mulheres e o papel da família na prevenção, conforme nos conta Marianna Orlandi, nesse blog.
Mulheres vítimas de exploração sexual deram seus depoimentos e enriqueceram o debate. Jen Spry compartilhou: Precisamos entender que nem todas as mulheres que são vítimas dessa situação desaparecem.”
Desde os oito anos de idade, Jen descia do ônibus escolar às três horas e dizia a sua mãe que ela estava saindo para ver um amigo, voltando às seis para o jantar. Na realidade, ela passava esse tempo quase todos os dias durante dois anos sendo vendida ao seu vizinho em troca de sexo violento e pornografia infantil. O vizinho primeiro atraiu-a com seu cão. Então ele ameaçou matar a mãe e a irmã se contasse a alguém. Sua mãe nunca soube.
Todavia, Spry não culpa sua mãe, que criou ela e seus irmãos sozinhos. Em vez disso, ela instou a ONU e funcionários do governo para incluir os pais em seus esforços para combater o tráfico humano.
O Conselho Econômico e Social estava lotado e  por três horas os preletores descreveram o papel crucial de famílias estáveis e saudáveis no combate das formas modernas de escravidão – que não são exclusivas dos países em desenvolvimento.
Na reunião, Carter que em busca de um emprego acabou escolhendo o stripping tease, critica a expressão “profissionais do sexo”, cada vez mais adotada na arena internacional, incluindo a ONU, para legitimar o sexo por salário . “A prostituição é a escravidão moderna”, disse ela. “Nenhuma menina sonha em ser prostituída.”
Os traficantes sexuais procuram as vulnerabilidades e famílias estáveis fornecem um escudo para os vulneráveis, disse Valentin Rybakov, Ministro das Relações Exteriores da Bielorrússia, em nome do Grupo de Amigos da Família.
De acordo com a reportagem da C-fam, a coalizão listou futuras reuniões da ONU onde a instituição da família será criada como fonte de soluções. Confira aqui o vídeo da reunião, clicando nesse link.